26.png

01/03/2025

Guarujá aprova projeto que garante mamografia no SUS a partir dos 40 anos
Medida está alinhada com a recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM)
 

A Câmara Municipal de Guarujá aprovou, por unanimidade, o projeto de lei da vereadora Adriana Machado (PSD), que garante o direito à mamografia no SUS a partir dos 40 anos na cidade. Conforme recomendação do Ministério da Saúde, o exame só é oferecido pelo SUS a partir dos 50 anos, desconsiderando a importância do diagnóstico precoce na luta contra o câncer de mama. 
 

A medida está alinhada com a recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), que defende a realização da mamografia a partir dos 40 anos como forma eficaz de detectar o câncer de mama em estágio inicial e aumentar as chances de cura.
 

"Esse já era um protocolo aplicado em Guarujá, mas não havia uma lei garantindo esse direito. Isso significa que ele poderia ser interrompido a qualquer momento. Agora, está protegido por lei, e nenhuma mulher ficará sem acesso à mamografia a partir dos 40 anos", explica a vereadora Adriana Machado.
 

A parlamentar também destacou a importância do apoio dos vereadores, que aprovaram o projeto por unanimidade, e reforçou que o próximo passo é a sanção da lei pelo prefeito Farid Madi.
 

"Assumimos esse compromisso e agora estamos cumprindo! Agora, vamos dialogar com o prefeito para garantir que essa conquista se torne realidade e beneficie todas as mulheres de Guarujá", afirmou Adriana.
 

A iniciativa representa um avanço significativo na saúde preventiva da mulher e reforça o compromisso da vereadora em garantir políticas públicas eficazes para a cidade.